3 de março de 2011

Superintendência Sueb e Integração




Em sua fala de abertura, a Superintendente da Educação Básica da Seduc, Aidê de Fátima Campos, ponderou que ainda são grandes as dificuldades do Projeto Brasil Profissionalizado nas escolas de EMIEP em Mato Grosso, visto que o mesmo tem, aqui, pouco mais de dois anos de implantação. “Nossas práticas e condições estruturais ainda estão voltadas para o ensino regular e nós ainda não temos a prática de parceria. Esses são os desafios que nos convidam a alavancar, mudando as formas de atuação no espaço educativo.” Ressaltou que o Estado pode se inspirar na experiência historicamente constituída dos institutos tecnológicos e no Sistema S, reorganizando e ressignificando os cursos oferecidos em EMIEP, uma vez que a evasão já é preocupante, em vista de questões sociais de sobrevivência. Considerou que os gestores são os principais responsáveis pela implementação de uma política de Estado e seu sucesso. Afirmou que, para atingir os objetivos, é preciso fortalecer as parcerias com o setor produtivo, com entidades privadas e assim acompanhar o crescimento do Estado. “Nosso papel (SEDUC) vai além de formar um cidadão para o mercado de trabalho, precisamos criar sujeitos que contribuam para o desenvolvimento do país”.

Na sequência, o Pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso (PROEN/IFMT), Sr. Willian Silva de Paula, colocou a instituição que representa à disposição da SEDUC para consultorias, diálogos e orientações, dada a experiência já sedimentada no setor de educação profissionalizante. Pontuou que o IFMT já tem dez campi no Estado, com francas perspectivas de expansão. Frisou que este é um momento ímpar, porque novas forças serão somadas para a educação em Mato Grosso e colocou-se como parceiro nesse processo.

O Professor Marcos Amado Gonçalves da Silva lembrou que, em 2011, no Estado de Mato Grosso, os alunos matriculados em EMIEP devem chegar a nove mil nas áreas de informática, administração, vendas, comércio, logística, secretariado, agroecologia, meio-ambiente, agroindústria e em serviço de restaurante e bar. Reforçou o compromisso com a qualidade do Ensino Médio ofertado no Estado de Mato Grosso e o empenho da Coordenadoria de Ensino Médio nesse sentido.

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