3 de março de 2011

Atividade/ 2º Dia: 25 de fevereiro



Trabalho em grupos - Máximo: 16 componentes; eleição de relatores nos grupos; preparar apresentação na plenária.

Itens discutidos

1-Como se deu o processo de escolha do curso de EMIEP na escola?

2-Como foi a discussão junto à comunidade sobre o curso ofertado: o projeto pedagógico foi pensado em função das necessidades da comunidade e seus anseios?

3- Qual a relação entre o Plano de Curso (de EMIEP) e o PPP da escola?

4-Quais as propostas para se reverter as problemáticas decorrentes da escolha realizada, otimizando a oferta do curso de EMIEP na sua escola?


Grupo representante dos cursos de agroecologia, meio-ambiente e administração rural de EMIEP.

Conclusões dos grupos

1. Processo de escolha do curso e participação da comunidade

· Grande maioria: o curso foi construído em parceria com as comunidades, sendo assim o PPP da escola está em consonância com essas discussões.

· Levantamento estatístico da economia do município e da região

· Reunião com pais, alunos, professores para a apresentação da proposta do curso a ser oferecido.

· Pesquisa com empresas, associações comerciais, agricultores e outros.

· Organização dos dados coletados junto à comunidade, tabulação e verificação das preferências e demandas.

· Levantamento da disponibilidade do Recurso Humano (professor com formação técnica na área) no município ou nas proximidades para atender o Curso a ser oferecido pela escola.

· Priorização de atendimento da demanda e anseios da comunidade local, sendo que em algumas escolas o curso escolhido não foi o que estava como primeira opção (uma vez que a oferta deveria seguir o catálogo de cursos do MEC e também ser autorizado pela SEDUC, embora tenha sido possível a oferta de outro no mesmo eixo tecnológico desejado).

2. Problemáticas levantadas pelas escolas

· O valor muito baixo do contrato do profissional da área técnica, gerando dificuldades para se ter um profissional de qualidade nos cursos, que faça, de fato, a integração curricular.

· O transporte escolar (das escolas do campo, em parceria com os municípios) tem apontado muitas dificuldades em trabalhar no contraturno.

· O valor destinado à merenda escolar não é suficiente para atender os estudantes que precisam frequentar a escola no contraturno.

· O atraso na entrega de equipamentos e laboratórios.

· Problemas de estrutura física (em especial na rede elétrica).

· A evasão dos alunos, dificultando a composição de novas turmas.

· A burocracia que atrapalha a manutenção d o mesmo quadro de profissionais dos anos anteriores.

3. Sugestões

· Definição do professor integrador pelo corpo docente da escola (um professor efetivo, não necessariamente o técnico).

· Criação de critérios para a disponibilização de um coordenador exclusivo para EMIEP nas escolas.

· Encontros de formação com mais momentos de troca de experiências de que palestras.

4. Relação entre o Plano de curso de EMIEP e o PPP da escola

· O PPP é a alma da escola, pois todas as ações e propostas estão contidas nele.

· O Projeto do Curso é a proposta que a escola vai desenvolver para a oferta do ensino do curso escolhido, onde estão contidas todas as informações e ações referentes ao curso, que devem ser seguidas e desenvolvidas pela escola.

· A proposta do curso deve estar integral e claramente inserida no PPP, para a efetivação e acompanhamento do curso ofertado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!