26 de fevereiro de 2014

ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO GRAVAM RÁDIO-NOVELA - E. E. Antonio Ferreira Sobrinho/Jaciara-MT



Assim como em 2012, os alunos da E. E. Antonio Ferreira Sobrinho estão inovando com o Projeto Educomunicação. Como estratégia de criação escrita e verbal, os alunos estão gravando uma nova rádio-novela: “Ser um estudante”, de autoria do aluno do 3º EMIEP, Vinícius Moura.  Os capítulos da rádio-novela estão sendo gravados e também editados para uma tarde de autógrafos, na escola. Há o envolvimento de locutores da Rádio Escola AFS Jovem e também de alunos que não são locutores mas contribuem no blog ou no jornal impresso produzido pelo projeto.

O Projeto Educomunicação na E. E. Antonio Ferreira Sobrinho está funcionando desde 2012. O trabalho do projeto envolve produção textual e cultural dos alunos da escola, sendo envolvidos os meios de comunicação impressa, auditiva e digital. Além do Jornal Mural “Papas na Língua” e jornal impresso que circula pela escola bimestralmente, os alunos produzem programas de rádio nos três períodos, apresentando recados, informações, notícias e uma variedade de músicas. O projeto também conta com blog educativo e facebook, que serve também de rede social para comunicar tanto com os alunos quanto com os pais. 
 
O projeto conta hoje com 42 alunos diretamente envolvidos como locutores, editores de programa, repórteres e sonoplastas. A próxima ação do projeto é criar a web rádio educativa AFS Jovem, pois hoje as transmissões já são ao vivo, mas se limitam ao espaço interno da escola ou à hospedagem no blog. Dois dos alunos diretamente envolvidos no projeto já foram encaminhados ao mercado de trabalho, um como locutor de rádio educativa de uma escola municipal e outro como repórter de notícias à rádio local. Desta forma, o projeto vem colaborando não apenas para a promover a radiofusão, protagonismo juvenil e expressão entre os alunos, mas realiza um papel social na comunidade escolar, auxiliando os alunos em sua promoção.  

 A professora responsável pelo projeto, Elisângela Lopes de Lima, afirma que “O projeto deu vida nova à escola, pois os alunos sugerem atividades, colocam recados no mural, criam eventos como apresentações ao vivo no pátio da escola, cantam, participam de sorteios, mensagens, enfim, eles são a estrela do projeto.”