18 de novembro de 2013

Participação da EE Des. Milton Armando Pompeu de Barros/Colíder na MNR 2013 - Fortaleza/CE


Nos dias 16 a 20 de Outubro de 2013 em Fortaleza/CE na MNR (Mostra Nacional de Robótica). Os alunos da EE Des. Milton Armando Pompeu de Barros de Colíder/MT fizeram a apresentação do projeto de Robótica.
Segundo eles, o contato com todos, não somente com as crianças, durante as apresentações mostraram que o ensino de conteúdos básicos de matemática, sentidos de direção e comportamento, são possíveis de ser aplicados através da robótica.





Afirmaram também que a experiência valeu a pena e que pode ajudar  a desenvolver outros tipos de projetos, fazer avanço na área da robótica que é uma área que esta crescendo no mercado de trabalho. 

PARTICIPAÇÃO NA V JORNADA DE FOGUETES E.E.DESEMBARGADOR MILTON ARMANDO POMPEU DE BARROS COLIDER-MT



A V Jornada de Foguetes Primeira Turma foi realizada entre os dias 28/10/2013 a 31/10/2012 na cidade de Barra do Pirai – RJ. O evento reuniu as escolas que obtiveram os melhores alcances na VII Mostra de Foguetes no ano de 2013.
A Mostra de Foguetes é parte integrante da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica – OBA, que é realizada a anualmente a 16 anos consecutivos onde participam escolas publicas e privadas de todo o país.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobrás Furnas.
O professor representante da OBA na escola é Rinaldo Marques Padilha, professor de Geografia que leciona no Ensino Médio de formação geral e também no EMIEP.
OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores e pais de alunos.
A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) consiste em uma única fase, que se realiza totalmente dentro da escola. Consiste em perguntas dissertativas sobre astronomia astronáutica e energia. As perguntas contidas nas provas tem um caráter muito mais informativo do que avaliativo, de modo que se o aluno não acertar as respostas, ele aprende muita coisa sobre astronomia astronáutica e energia.
Nos dias que antecederam a olimpíada, foi realizada a Mostra de Foguetes na escola. Trata-se de uma competição entre os alunos que lançam foguetes de garrafas pet, tendo combustível vinagre e bicarbonato de sódio. O objetivo principal é alcançar a maior distancia nos voos dos foguetes.
O mais importante desse evento na escola foi a interação entre professores e alunos antes durante e até mesmo depois do evento. A escola inteira parou para acompanhar as atividades, onde todos os seguimentos (Direção, professores, técnicos, apoio educacional, alunos, pais de alunos e a comunidade em geral) contribuíram para o evento.
Cerca de 30 equipes com média de 3 alunos cada, lançaram seus foguetes para a apreciação da comunidade escolar, que contou também com a cobertura jornalística de duas TVs local (SBT e Record).

V JORNADA DE FOGUETES

A Jornada de Foguetes é a segunda e ultima etapa da Mostra de Foguetes (MOBFOG), e participaram dessa segunda etapa 39 escolas de diversos estados do Brasil que alcançaram as maiores distâncias nos lançamentos de seus foguetes em suas respectivas cidades.
A equipe da Escola Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros – Colíder foi representada pelos alunos Jader José da Silva, Fabricio Silva da Costa, Fernando Silva Oliveira e o professor Rinaldo Marques Padilha.
O evento contou com as palestras “Foguetes no Mundo” com Dr. José Bezerra Pessoa Filho(Instituto de Aeronáutica e Espaço). “Foguetes” com Oswaldo Loudera (Acrux) “Missão à Estação Espacial Internacional” com Astronauta Marcos Pontes. “Física Divertida” com Carlinhos e Rui Pereira (UERJ). Os alunos também puderam realizar observação solar com telescópio especial e observação de planetário.
O evento iniciou as no dia 28/10 com apresentação das primeiras equipes, e deu continuidade no dia seguinte dia 29 com palestras e mais apresentações de equipes. No período da tarde iniciaram-se os lançamentos dos foguetes, onde na maioria dos casos os voos dos foguetes não foram bons, devido a um combustível (fermento em pó) de má qualidade, que fez com que a maioria dos foguetes ficassepreso as bases de lançamento e quando se soltavam não voavam como o esperado.
No dia seguinte (30) houve a troca do combustível ruim, por um pouco melhor, e foi oportunizado as equipes realizarem um lançamento extra. A equipe de Colíder fez um lançamento bom alcançando uma distância de 152,3 metros. Ficando em 10º lugar no evento.
A equipe organizadora da Jornada de Foguetes fez questão de enfatizar que o evento não é uma competição, e sim uma mostra de projetos que foram desenvolvidos por alunos e professores nas escolas e que no evento não haveria apenas uma escola vencedora e sim todas as escolas seriam vencedoras. Tanto é que todas as escolas receberam o mesmo troféu de campeã da V Jornada de Foguetes, e todos os professores receberam o livro “Missão Cumprida”, autografado pelo autor o Astronauta Marcos Pontes.
O evento encerrou-se no dia 31/10 às 13 horas após a premiação (réplica do foguete brasileiro VSB30 em miniatura) além de certificados de participação para todos os integrantes da equipe.
Julgo a participação da equipe da escola Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros como positiva, pois antes de chegar ao evento houve a execução de um maravilhoso projeto que iniciou na escola envolvendo toda a comunidade escolar e se encerrou na Jornada de Foguetes. Um grande número de alunos já começaram a se preparar para a mostra de foguetes da escola no ano que vem, sonhando em ser selecionado para representar a escola em Barra do Piraí em 2014.
Devido ao bom desempenho da escola na Jornada de Foguetes, um aluno da equipe receberá uma bolsa de estudo do CNPQ no valor de R$ 100,00 por mês durante 12 meses, iniciando em janeiro de 2014. Já é o segundo ano consecutivo que a escola é premiada com uma bolsa de estudo do CNPQ.
Agradecemos a SEDUC por ter patrocinado as passagens para que pudéssemos realizar mais essa conquista. Ao mesmo tempo parabenizamos aEscola Estadual Nova Canaã – Nova Canaã do Norte pelo brilhante desempenho na V Jornada de Foguetes.