19 de abril de 2013

EE Paulo Freire - Primavera do Leste-MT

A Escola Paulo Freire trabalha nos moldes do Ensino Médio Inovador  (embora não possua carga horária ampliada), desenvolvendo em seu cotidiano aulas motivadoras, tornando assim suas práticas pedagógicas mais significativas para os alunos, contribuindo para a melhoria do aprendizado.


 

Esta aula foi ministrada pela professora Valquíria Ramos, com os alunos do 2º ano F, os quais construíram um teodolito, para que pudessem entender melhor ângulos notáveis na prática, conteúdo de trigonometria.



 

18 de abril de 2013

Campo Verde-MT - EE Ulisses Guimarães: assessoramento pedagógico/18-04-2013

A Coordenadoria de Ensino Médio, representada pela gerente de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), Maria Cristina da Luz Feo, pelo Prof. Jorge Rodrigues, que atua com Grêmios Estudantis e o protagonismo juvenil e pela Profa. Dariluce Gomes, gerente de Organização Curricular, esteve na EE Ulisses Guimarães, de Campo Verde-MT para um trabalho de assessoramento pedagógico, previsto em seu plano de ação 2012/2013.

Foram realizados encaminhamentos relativos ao EMIEP (cursos de Administração e de Logística), sendo possível contar com a colaboração da coordenação pedagógica, corpo docente e da secretária escolar. As jovens professoras integradoras da base nacional comum com as disciplinas da área técnica falaram acerca do seu trabalho com ênfase,  e demonstraram estar enfrentando as dificuldades estruturais com criatividade e garra. Foi perceptível o comprometimento do corpo docente e da equipe gestora com o processo de ensino-aprendizagem, através do relato de suas práticas pedagógicas. Chamou a atenção da Coordenadoria, sobremaneira, a organização dos estudantes no Grêmio Estudantil que, junto com os líderes de turmas, demonstraram ser jovens inteligentes, articulados em suas falas, politizados e com reivindicações justas e legítimas: melhoria no transporte escolar ofertado pelo município em parceria com o Estado, que os laboratórios do EMIEP sejam entregues e passem a funcionar para que as práticas dos cursos técnicos sejam efetivadas e o desejo (e necessidade) de realizarem estágio nas empresas locais. Os integrantes da Coordenadoria de Ensino Médio orientaram para que a atuação do Grêmio seja sempre organizada, pacífica, e que o seu plano de ação seja conhecido da Escola e do CDCE, para que a força de mobilização seja coletiva, com o envolvimento também dos pais e demais segmentos da comunidade escolar. Solicitou também que todas as ações sejam pautadas pela legalidade e legitimidade. Apontou o diálogo como o melhor caminho para se traçar metas comuns, embora seja um exercício árduo e por vezes conflituoso, que requer tolerância, respeito mútuo e diplomacia para que os consensos se estabeleçam.
A Escola conta com belos canteiros floridos feitos pelos alunos e, neste momento, está se preparando para receber uma delegação de atletas dos jogos escolares. A Coordenadoria de Ensino Médio fará o encaminhamento das questões discutidas na Escola para os respectivos setores na Secretaria de Estado de Educação  e acredita que as problemáticas levantadas pela Escola estejam prestes a se resolver. Sucesso a todos!