6 de março de 2013

PIBID de Educação Física visita a Seduc - 05/03/2013


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Capes para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Os alunos bolsistas do PIBID de Educação Física, da UFMT, visitaram a Seduc, visto que desenvolverão, neste ano, projetos de trabalho na Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, que oferta Ensino Médio Inovador.

A Coordenadoria de Ensino Médio os recepcionou e desenvolveu uma programação com os mesmos, que iniciou-se com uma reunião com o Secretário Ságuas, falando sobre a importância de parcerias com as instituições responsáveis pela formação inicial dos docentes que comporão, futuramente, os quadros funcionais da rede estadual de ensino. Na sequência, os bolsistas foram até o miniauditório da Seduc e participaram de uma tarde formativa com integrantes da Coordenadoria de Ensino Médio. O prof. Jorge Rodrigues apresentou a estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação, a Profa. Cláudia Dahmer explanou acerca da integração entre PPP e PDE nas escolas e a Profa. Dariluce Gomes (Gerente de Organização Curricular do Ensino Médio) dialogou com os bolsistas do PIBID e as professoras que os acompanhavam (Beleni Salete Grando, Luciane Almeida Gomes e  Márcia C. R. da Silva Coffani) sobre os programas do MEC para o Ensino Médio, em execução nas escolas da rede (ProEMI, EMIEP – Programa Brasil Profissionalizado e PRONATEC). Foi uma tarde muito produtiva, com compromissos mútuos de estreitamento de relações entre as duas instituições.