18 de fevereiro de 2013

O PRONATEC para o Ensino Médio da rede estadual

Estão abertas as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC - Lei nº 12.513/2011), no âmbito da Bolsa Formação Estudante. A Seduc-MT, que é a instituição demandante, conta com a parceria de instituições ofertantes.
  • Período de 13 a 23 de fevereiro 2013 (SENAI)
Divulgação dos cursos nas escolas de Cuiabá e Várzea Grande - EE Bela Vista
  • Período de fevereiro a março 2013 (SENAC, IFMT, SECITEC)
Público-alvo: Estudantes que estejam devidamente matriculados e frequentes no Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos, etapa médio.

Para 2013 o atendimento aos estudantes da rede estadual foi ampliado, de forma que os alunos devidamente matriculados e frequentes no 1°ano do Ensino Médio possam fazer os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) .

Assistência estudantil: O estudante receberá lanche e vale transporte e  terá direito a todo insumo necessário para a participação nos cursos da Bolsa-Formação, incluindo materiais didáticos, cadernos, canetas, materiais escolares gerais ou específicos e uniformes.

Modalidades de formação: Cursos Técnicos – mínimo de 800h;
Formação Inicial e Continuada (FIC) – mínimo de 160h.

  • O estudante efetuará sua inscrição em apenas um curso por vez, de acordo com a oferta dos cursos em seu município. É importante que o estudante seja orientado que só poderá fazer inscrição para o segundo curso ao término do primeiro. O estudante só poderá se inscrever em cursos ofertados em turno diferente ao frequentado por ele na escola.
  • Os estudantes  devidamente matriculados e frequentes no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) só poderão realizar a pré-inscrição nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
A pré-matrícula está sendo realizada nas escolas estaduais dos municípios.