22 de novembro de 2012


Seminário das Escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e escolas ofertantes do Ensino Médio Noturno

Avaliação e Relatos de Experiências

22 e 23/08/2012

A Coordenadoria de Ensino Médio (CEM/Seduc-MT) realizou nos dias 22 e 23 de agosto de 2012 o Seminário das Escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e escolas que atendem ao Ensino Médio Noturno.  No estado de Mato Grosso há, atualmente, 12 escolas cujo Ensino Médio Noturno organiza-se por semestralidade e 23 escolas que fizeram adesão ao ProEMI. Com o objetivo de avaliar esses trabalhos e expandir as discussões referentes à redução da evasão e melhoria da qualidade do ensino nesta etapa, as escolas participaram ativamente desse evento. A proposta desenvolvida visou proporcionar a troca de experiências, relatando propostas e projetos que obtiveram êxito e abordando os problemas do cotidiano escolar, assim como possibilidades de resolução e correção de percurso.
O diálogo entre educadores das escolas que implantaram o ProEMI e o Ensino Noturno por semestralidade foi muito produtivo, uma vez que permitiu a troca de experiências, através de relatos dos projetos e ideias  inovadoras que estão possibilitando às referidas instituições atingirem as metas  a que se propuseram.
Houve, portanto, na programação do evento espaços destinados ao diálogo e à troca de experiências, bem como para a realização de Oficinas.
 
Na inscrição para apresentação de relatos ou execução de Oficinas, as  escolas atenderam aos seguinte critérios, propostos pela organização:
 
1.       Contemplar as dimensões Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura na organização do Projeto Pedagógico.
2.      Indicar o representante da escola responsável pela apresentação da experiência.
3.      Apresentar o resumo da experiência, com até duas páginas (espaço 1,5, Fonte Times Roman, Tamanho da Fonte 12) abordando os seguintes aspectos:
 
§  Pressupostos teóricos que orientam o trabalho
§  Principais eixos ou pontos de orientação do projeto da escola
§  Aspectos metodológicos
§  Desenvolvimento
§  Avaliação do Processo e Resultados
§  Expectativas de continuidade
§  Elementos de Reflexão
 
Algumas imagens do evento