25 de junho de 2014

PROJETO PLURALIDADE CULTURAL - Ensino Médio Inovador - EE Pascoal Ramos




PROJETO PLURALIDADE CULTURAL

Fabiula Torres e Maria Lecy de Oliveira

Em nossa escola sempre comungamos a idéia de que a questão da pluralidade cultural é um assunto que deve fazer parte dos programas curriculares das diversas disciplinas. Mais ainda, entendemos que a temática precisa ser constantemente enfocada não só nas atividades de sala de aula, mas nos eventos que costumam ocorrer dentro e fora da escola. Desse modo, pretendemos desenvolver estudos sobre a participação dos negros na História do Brasil e a respeito das comunidades tradicionais (comunidades remanescentes de quilombos) buscando, através deste projeto, desenvolver novos valores e atitudes em nossos alunos.
            Destarte, desenvolvemos atividades que possibilitam debates e reflexões, utilizando a Copa do Mundo como pano de fundo para trabalharmos a Pluralidade Cultural. Nesse sentido, o esporte faz da sociedade e, portanto, está permeado por suas contradições.  Os últimos acontecimentos de preconceito racial nos campos de futebol e a proximidade com a Copa do Mundo, que acontecerá no Brasil, possibilitam um momento privilegiado para debatermos a trajetória complexa e ambígua da história do futebol e do racismo no Brasil.
            Assim, as atividades desenvolvidas no 1º semestre envolvem estudos dirigidos, festival de cinema e um torneio interclasse.








 



 Festival de Cinema: Exibição do documentário “Copa do Mundo 1994” – 1º anos

 


Estudo dirigido como texto: “Uma Paixão de todas as cores” (Denaldo Alchorne de Souza) – 1º ano B
                                                                                     
 Torneio Interclasse – Pascoal na Copa







 













Professores envolvidos no Projeto: Antônio João, Alfredo, Eliane, Eraci, Fabiula, Genival, João Paulo, Jucinei, Luciede, Marcos Alexandre, Maria Lecy e Marilene.
Apoio: Equipe Gestora e demais professores da unidade escolar.