29 de setembro de 2013

Mato Grosso elenca proposições para melhorias no Ensino Médio



Sexta-feira, 27 de setembro de 2013
 
Cerca de 150 pessoas, entre educadores da rede estadual, Universidades, Instituto Federal, Conselhos de Educação e estudantes participaram na manhã desta sexta-feira (27.09) da abertura do seminário estadual de “Proposições para a Reformulação do Ensino Médio”. O evento ocorre durante todo o dia no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá.
Coordenado pela Câmara dos Deputados, o debate foi organizado em Mato Grosso em parceria com a Seduc e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). Participante do evento, o secretário de Educação Ságuas Moraes fez um relato das discussões nacionais, nos últimos seis anos, sobre melhorias para o Ensino Médio e apontou os desafios para o próximo período.
“Até 2006 o Brasil não possuía recursos específicos para financiamento do Ensino Médio. Isso mudou em 2007, com a aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que garantiu recursos para todo o ensino básico (infantil, fundamental e médio)”, lembrou.
Ságuas citou que naquele período assumiu a Seduc e desde então a pasta tem discutido políticas, junto com a União, para aumentar a atratatividade e combater a evasão. Entre as ações já implementadas estão, “o Ensino Médio Inovador (EMI) que aumentou a carga horária de 800 para 1000 horas semanais, com inclusão de arte, cultura, e acesso a novas tecnologias no currículo”, disse.
Para o secretário, a educação pública precisa continuar avançando com a aprovação pelo Congresso do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o aumento de investimentos na educação no Brasil dos atuais 5,3% para 10% do PIB, com garantia de que 50% das Escolas Públicas sejam de tempo integral. Segundo ele, a melhoria do currículo proposta no EMI precisa avançar para todas as unidades, o país também precisa garantir mais Ensino Médio Profissionalizante e que os estudantes frequentem as aulas no período diurno.
Conforme o relator do seminário em Mato Grosso, deputado federal Eliene Lima todas as proposições elaboradas e debatidas ao longo do dia irão compor o documento que será apresentado à Comissão Nacional da Câmara, que debaterá o tema nos dias 15 a 16 de outubro. O conjunto das propostas dos Estados se transformará em projetos de lei e sugestões aos governos para implementação.  
Além de Eliene e Ságuas, também participaram da abertura do evento o coordenador da Comissão do Seminário Estadual, deputado federal Nilson Leitão, o representante da Assembléia Legislativa, deputado estadual Alexandre César, demais autoridades e o estudante, Gustavo de Campos de Várzea Grande. Na ocasião, Campos solicitou a oferta de cursos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio, mais comprometimento dos educadores e políticas de desestímulo a evasão.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT