31 de julho de 2013

ATENÇÃO: GESTORES, COORDENADORES, PROFESSORES E ALUNOS DE ENSINO MÉDIO - VAMOS PARTICIPAR?

O Portal "Ensino Médio EMdiálogo" torna público o Regulamento para as inscrições de Vídeos no II Festival de Imagens nas Escolas do Estado XXX. Trata-se de um Festival temático anual que tem como objetivo principal estimular a expressão de estudantes do ensino médio sobre escola e juventude por meio da produção audiovisual. Os vídeos selecionados serão aqueles que dialogarem com o tema: A Escola, a aula e eu.

O festival acontece na própria internet, no Portal EMdiálogo, no período entre 13 a 27 de setembro de 2013. Poderão ser inscritos vídeos com duração de até 5 minutos, realizados por estudantes matriculados em escolas públicas de ensino médio no Brasil e que estejam de acordo com o tema proposto. Os vídeos poderão ser obras de ficção, documentário, animação e experimental.


Esta é uma ação do Projeto Portal Ensino Médio EMDiálogo (www.emdialogo.uff.br), iniciado em junho de 2009 por integrantes do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense, com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).

Tem por finalidade estimular o diálogo entre professores e estudantes para a melhoria das condições de oferta da escola pública de Ensino Médio no Brasil, por meio da utilização e intervenção das tecnologias da informação e comunicação. A ideia é que o site seja uma estratégia utilizada por professores e alunos para promover uma educação mais contextualizada, a partir da discussão de questões específicas da juventude, em que o estudante é um sujeito ativo desse processo.

O projeto é realizado a partir de uma ação conjunta entre as instituições públicas de ensino: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Amazonas e a Universidade de Brasília (UnB).
Sobre o EMDiálogo
O que propõe?

A proposta é que os alunos, com o apoio dos professores, relatem o cotidiano de suas escolas e discutam questões relacionadas à juventude, como sexualidade, acesso à universidade, meios de comunicação, bullyng, projetos de futuro e novas metodologias de ensino. Por meio das comunidades, divididas por temas, os usuários podem postar notícias, vídeos, áudios, textos e imagens sobre fatos que consideram relevantes para a sua escola e estudantes de outras cidades. Mas, as ações do projeto não estão limitadas à produção de conteúdo para Portal.
Dentre as atividades realizadas pelo projeto estão: a) Encontros com professores e gestores escolares, além de graduandos do Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) que atuam em escolas de Ensino Médio; b) Oficinas de artes com estudantes de escolas públicas de Ensino Médio; c) Produção de materiais informativos, como vídeos, notícias, fotos e áudios, para o Portal EMDiálogo; d) Promoção de campanhas para mobilização de temas acerca da juventude para serem discutidas nas oficinas, nos encontros com os educadores e nas redes sociais.
Confira Regulamento (coloque um link aqui)
Mais informações: