6 de dezembro de 2012

Convite - EE Prof. Nilo Póvoas (Nobres-MT)


Professor de Guiratinga-MT receberá Prêmio

O Prêmio Professores do Brasil (do MEC) tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras. Consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Até a 2ª Edição premiava os professores da educação infantil e séries/anos iniciais do ensino fundamental. A partir da 3ª edição, a premiação estendeu-se a todas as etapas da Educação Básica.
Neste ano, na 6a. edição do Prêmio, foi selecionado o trabalho do prof. João Antônio Pereira, intitulado "Memórias da Vida em Vida: Inovar é preciso", desenvolvido na EE Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, de Guiratinga-MT. O professor receberá a premiação em Brasília, durante a realização do 6o. Seminário Prêmio Professores do Brasil, nos  dias 13 a 15 próximos. A Coordenadoria de Ensino Médio, gestora do Programa Ensino Médio Inovador, parabeniza o professor pela conquista!

EE Nilo Póvoas (Cuiabá-MT) - Seminário Formação Cidadania 2012

No dia 05/12/2012 ocorreu a Mostra Cultural da EE Nilo Póvoas, Cuiabá-MT e, vinculada à proposta do ProEMI, realizou-se, no período vespertino, uma formação com a Comissão do Grêmio Estudantil e os líderes de turmas da escola, dando continuidade ao Seminário Formação Cidadania 2012. Foram realizadas dinâmicas, palestra e apresentação da Lei federal nº 7.398, de 04/11/85, que assegura aos estudantes o direito de compor Grêmios Escolares para atuar na sua unidade escolar de forma organizada e propositiva. Temas como responsabilidade, direitos, deveres, cidadania e mobilização foram discutidos com os jovens, além de orientações dadas pela Coordenadoria de Ensino Médio (CEM/Seduc) para que os mesmos elaborem o seu Plano de Ação para 2013 e apresentem-no à gestão escolar e ao CDCE para que as ações planejadas (depois de aprovadas) sejam inseridas no Programa Ensino Médio Inovador e no PPP da escola. O presidente eleito do Grêmio para o próximo biênio (João Pedro), está contando com a participação ativa dos estudantes para o resgate da qualidade de ensino e do status da EE Nilo Póvoas, que é uma tradicional escola cuiabana.
A Coordenadoria de Ensino Médio (CEM) está à disposição para orientar as escolas no que tange à organização dos Grêmios Estudantis e à efetivação do Protagonismo Juvenil, que é fundamental para que os estudantes atuem de forma propositiva e responsável nas suas unidades escolares.

Contato: jorge.rodrigues@seduc.mt.gov.br