14 de fevereiro de 2014

Escola Estadual José de Mesquita/Cuiabá - Ensino Médio Inovador



Projeto: MESQUITA SUSTENTÁVEL

INTRODUÇÃO 

O ser humano vem produzindo mais resíduos do que a natureza e o planeta podem suportar. Um dos maiores desafio dos cidadãos do século XXI, está na capacidade de resolver as questões relativas ao lixo produzido e seu aproveitamento.  O lixo está presente nas ruas de nossa cidade e também no ambiente escolar. Uma solução para esse enorme desafio é a reciclagem do lixo. Reciclagem é o reaproveitamento de materiais dando origem a um novo produto.
Um dos resíduos encontrado em larga escala em lixões, aterros sanitários, córregos, e que poderia ser reaproveitado é a garrafa pets. Esse material leva em torno de 100 anos na natureza para sua decomposição e descartado de forma irregular pode contaminar águas, solo, causar enchentes, mortes de animais. Mas se descartado de forma correta, é um resíduos que pode ter varias utilidades e principalmente valor econômico, gerando muitos empregos. Esse  material é muito utilizado para confecção  de artesanatos, bancos, vassouras, brinquedos, telhas, novas garrafas pets, etc.
Segundo a Constituição Federal de 1988: “todos tem direito a um ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Publico e à coletividade o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, principio constitucional de sustentabilidade.
Nesse aspecto o projeto Mesquita Sustentável tem como objetivo de implantar na Escola Estadual José de Mesquita um ponto de coleta seletiva de garrafas pets, com intuito de sensibilizar os alunos e comunidade quanto a preservação ambiental através da reciclagem de resíduos. Foram realizadas palestras para apresentação do projeto, conhecendo o real problema dos resíduos sólidos e suas conseqüências com os alunos da Escola Estadual José de Mesquita, localizada na Rua Barão de Melgaço, Porto, Cuiabá, MT, promovendo a responsabilidade socioambiental, dando um destino correto a esses resíduos, evitando assim a poluição do ambiente.
Os materiais coletados foram destinados para a empresa Reciclamax sendo utilizados na produção de polímero, matéria prima de novas garrafas pets. O objetivo foi sensibilizar aos alunos sobre a importância da reciclagem, tendo em vista descobrir maneiras eficientes de reduzir, de reaproveitar e reciclar. A ordem agora é Reciclar.
A coleta do material foi realizada de junho de 2013 a janeiro de 2014. Foram coletados num total 17,000,00 garrafas pets. As duas turmas mais empenhadas, que coletaram um maior numero de garrafas, realizaram  uma aula de campo para Nobres no dia 06/02/2014. Com essa culminância, os alunos perceberam a importância de preservação do nosso bem maior, a natureza, e também do valor da reciclagem de materiais, e como sugestão pediram para ampliar os materiais coletados.


EE José de Mesquita - Ensino Médio Inovador/Cuiabá