3 de março de 2011

Integração e Gestão






















Fala: Catarina Cortez - Superintendente de Gestão Escolar

Gestão da Unidade Escolar



· Gestão escolar: desafio fundado nas circunstâncias.



· Questionamentos: Que educação queremos? Como um sistema educacional se organiza? Quais os princípios e fins da educação nacional (LDB 1996)? Qual o papel do gestor educacional? Quem são as pessoas com as quais trabalhamos? A quem cabe, em 1ª. Instância, assegurar a função educativa da escola?

· Agregação de características para uma boa gestão: capacidade de diálogo, de percepção, de apreensão da realidade e de ação.

· O Ensino Médio: necessidade de sonhos e ideologia; não se pode acomodar na dormência; deve atender à integralidade do ser humano.

· Questão decisiva: educação para subordinar ou emancipar?

· PPP: clareza de propósitos da educação; tudo alinhado e voltado para as finalidades contidas na LDB.

· Gestão: trabalhar com e através dos outros, fazendo bem feito no tempo disponível.



· O Diretor Escolar e o clima organizacional: participação, diálogo, organização, ação, monitoramento.

· “O planejamento só tem sentido se o sujeito coloca-se numa perspectiva de mudança”. (Vasconcelos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!