Fala: Catarina Cortez - Superintendente de Gestão Escolar
Gestão da Unidade Escolar
· Gestão escolar: desafio fundado nas circunstâncias.
· Questionamentos: Que educação queremos? Como um sistema educacional se organiza? Quais os princípios e fins da educação nacional (LDB 1996)? Qual o papel do gestor educacional? Quem são as pessoas com as quais trabalhamos? A quem cabe, em 1ª. Instância, assegurar a função educativa da escola?
· Agregação de características para uma boa gestão: capacidade de diálogo, de percepção, de apreensão da realidade e de ação.
· O Ensino Médio: necessidade de sonhos e ideologia; não se pode acomodar na dormência; deve atender à integralidade do ser humano.
· Questão decisiva: educação para subordinar ou emancipar?
· PPP: clareza de propósitos da educação; tudo alinhado e voltado para as finalidades contidas na LDB.
· Gestão: trabalhar com e através dos outros, fazendo bem feito no tempo disponível.
· O Diretor Escolar e o clima organizacional: participação, diálogo, organização, ação, monitoramento.
· “O planejamento só tem sentido se o sujeito coloca-se numa perspectiva de mudança”. (Vasconcelos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine, sugira!