10 de setembro de 2013

Seminário Estadual de Proposições para Reformulação do Ensino Médio

Acesse : http://ead.secitec.mt.gov.br

Comissão Especial da Câmara Federal, a Seduc e a Secitec promovem Seminário
de Proposições para Reformulação do Ensino Médio

Desde 23 de maio de 2012 uma Comissão Especial foi organizada para promover estudos e proposições para a reformulação do Ensino Médio em todo o Brasil. Essa Comissão (CEENSI) realizou diversas audiências públicas com a participação de membros do Poder Executivo, representantes de entidades sindicais, da iniciativa privada e pesquisadores, dentre outros, que debateram temas como:

• a universalização do acesso ao ensino médio;
• estrutura física, administrativa e pedagógica das escolas;
• falta de espaços de aprendizagem;
• formação de professores e gestores para a Educação Básica, especialmente para o ensino médio;
• programas de apoio ao estudante;
• ensino médio integrado à educação profissional;
• baixa atratividade do ensino médio, entre outros.

A Comissão Especial, com o objetivo de envolver os cidadãos em geral na discussão de novas propostas para essa etapa da Educação Básica, disponibiliza por meio do Portal "e-Democracia" da Câmara dos Deputados, um espaço para participação da sociedade nos debates realizados por meio de um canal de bate-papo online, em que o público não apenas pode expressar sua opinião e contribuições, como apresentar suas dúvidas e sugestões, que são encaminhadas aos participantes das mesas de discussão pela equipe de moderadores. Há ainda fóruns em funcionamento permanente, que permitem debates mais aprofundados acerca de temas relativos ao ensino médio e outras temáticas.

Para participar das discussões nos bate-papos ou fóruns, basta fazer o cadastro no seguinte endereço:


Também estão sendo realizados, no âmbito dos Estados, seminários para proposições locais. Em nosso Estado, o seminário acontecerá no dia 27 de setembro; como parte preparatória para a realização deste, encontra-se aberto um fórum (endereço abaixo), para que todo cidadão matogrossense possa opinar e sugerir pontos de melhoria para compor o documento que será apresentado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso. http://ead.secitec.mt.gov.br

Nos moldes propostos para todo o país, o seminário estadual será coordenado e relatado por Deputados Federais do Estado, com o objetivo de debater e levantar propostas, apontar possíveis soluções, fazer diagnósticos e propor ações para a reformulação do ensino médio nacional. Os relatórios estaduais serão apresentados e discutidos no Seminário Nacional, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e seus resultados subsidiarão a confecção do relatório final da Comissão Especial.