1 de outubro de 2010

APRESENTAÇÃO

Professores(as),

Seminário é um formato de evento sobre o qual as expectativas do que se possa acrescentar como conhecimento adquirido são sempre maiores que os resultados reais. Buscando minimizar esta tendência natural, a Equipe do Ensino Médio da SUEB/SEDUC, pensou junto uma forma de organizar o trabalho do seminário propriamente dito, isto é, a sua execução e algo a mais que fosse capaz de mobilizar uma antecedência à sua realização. Daí chegamos a este BLOG que esperamos possa pôr não só os participantes mas todas as escolas de ensino médio em contato com o evento e seus assuntos, já que é impossível que todos participem diretamente.
Todas as Escolas que ofertam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) e as que irão ofertar em 2011 estarão participando. Também participarão Professores formadores de cada Cefapro e conforme todos podem ver pela Programação que está no BLOG, o Seminário é totalmente focado na questão do Ensino Integrado. Essa categoria aliás, não é atributo unicamente da modalidade técnica do Ensino Médio. Essa etapa da Educação Básica tem como um de seus princípios a noção de trabalho por área de conhecimento em que os conteúdos integram-se sugerindo um tratamento interdisciplinar ao currículo que venha a ser proposto.
Os profissionais encarregados das palestras e mini-curso cumprem sua agenda de trabalho em Universidades Brasileiras e foram criteriosamente escolhidos em função de suas linhas de pesquisa.
Faz-se necessário uma pequena explicação sobre a distribuição dos participantes, conforme consta da programação, para que todos entendam o porque de ter sido assim distribuída.
No primeiro dia (16/11) as palestras serão proferidas para todo o público em um mesmo espaço. Como são muitas pessoas (aproximadamente 500 pessoas), as perguntas e dúvidas serão feitas por escrito e recolhidas ao final de cada palestra. No caso do Professor Marcus Vinicius da Cunha estas perguntas ilustrarão o seu terceiro encontro no dia 17/11 no primeiro horário da manhã.
O mesmo procedimento será adotado nas palestras dos professores Ramon de Oliveira e Ronaldo Lima e da Professora Elinilze Guedes, com a diferença que as perguntas serão respondidas em uma mesa redonda composta pelos professores no último dia (18/11). Exceção a este procedimento nas atividades de Práticas Formativas e de Pedagogia de Projetos que terão o formato de mini-curso realizado em duas salas com 100 pessoas cada. O público dessa atividade será composto pelos Coordenadores Pedagógicos das Escolas, os Professores Integradores da área técnica e os professores formadores dos Cefapros, que tentarão por suas dúvidas em dia no próprio momento da realização da atividade. O objetivo é atender uma demanda que tem surgido em nosso contato com as escolas e Cefapros. Tanto uns como outros têm reivindicado orientações para uma prática que contemple a integração curricular e fomos todos de opinião que esses atores, reunidos em menor número, teriam mais possibilidades de apoderarem-se de recursos que os ajudem no trabalho de formação continuada com os demais professores das escolas. Porém os assuntos ou temáticas abordados no curso, serão apresentados para os demais que são os professores das áreas de conhecimento. Nesse momento as perguntas obedecerão a dinâmica do grande público ou seja: por escrito e ao final da palestra para serem respondidas na mesa redonda do último dia. Adiantamos também que no decorrer da mesa redonda será permitido intervenções seja em forma de simples pergunta ou como debate.
Perguntas também poderão ser adiantadas por qualquer um, participantes ou não, durante todo o mês de outubro e primeira quinzena de novembro através deste BLOG que apresenta desde já material teórico postado pelos palestrantes sobre o que vai ser tratado em suas palestras. Além disso, o BLOG estará atualizando informações sobre o andamento dos trabalhos. 

EQUIPE SUEB/CEM

30 de setembro de 2010

SEDUC - Cuiabá MT