28 de novembro de 2014

Projeto ALDA EM CAMPO: NOVOS HORIZONTES - Primavera do Leste



            O Pantanal é a maior planície alagável do Mundo, com uma área aproximada de 200.000 quilômetros quadrados. Abrangendo grande parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Brasil e avança as fronteiras da Bolívia e Paraguai. Das décadas de 1970 até hoje foram perdidas cerca de 47% do bioma original.
Esse bioma é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai. O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Os rios que drenam a região nascem dos planaltos arredores, 80% da água vem da transpiração da floresta Amazônica.

           Visitou-se Barão do Melgaço, sendo Melgaço o primeiro nome da região que significa lugar de mosquitos, nome dado pelos primeiros portugueses que chegaram a região.  A denominação Barão de Melgaço deve-se ao título honorífico dado ao almirante Augusto João Manoel Leverger - o Barão de Melgaço, por seus atos heroicos e suas qualidades como homem, militar e Presidente da Província de Mato Grosso. O almirante Leverger notabilizou-se ao mandar erigir uma trincheira fortificada nas colinas de Melgaço, no período da Guerra do Paraguai, à margem do Rio Cuiabá, para conter tropas paraguaias que estariam para invadir a capital mato-grossense. Não ocorreu a invasão, mas houve a movimentação militar levergeriana de resistência. Durante a ditadura militar, o governo influenciou a migração das pessoas da região sul do Brasil para região central, oferecendo muita terra por um preço baixo.





Apesar de sua beleza natural exuberante o bioma vem sendo muito impactado pela ação humana, principalmente pela atividade agropecuária, especialmente nas áreas de planalto adjacentes do bioma. Por exemplo o rio Cuiabá, que é poluído na capital e acaba interferindo o ecossistema do Pantanal. Espera-se a conscientização das pessoas para que se consiga criar um equilíbrio entre indústria e meio ambiente, para que nenhuma saia prejudicada.
A vegetação bem complexa, diversificando conforme os tipos de áreas: as alagadas, as predominantemente alagadas e as que não sofrem inundação.
              Na viagem de estudo foi possível visualizar a diversidade da fauna, principalmente de aves. Na recepção da pousada havia tuiuiús, falcões carcará, Aracuã do Pantanal, canários e cavalarias se alimentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!