28 de novembro de 2014

Projeto Alda em Campo: Novos horizontes/Primavera do Leste



A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso, foi construído em 1842, tem um estilo colonial e um formato de “U” com 12 cômodos, fachada voltada para o rio Cuiabá que se encontra a poucos metros de distância. Esta residência é conhecida por alguns historiadores como a “Casa Predestinada, pois nasceram duas personalidades ilustres do estado de Mato Grosso: Dom Aquino e Joaquim Murtinho.


Pode-se observar a preservação de algumas telhas, azulejos, e ao redor casa possuem uma área verde com árvores centenária, um lugar cheio de cultura e história. O museu abriga um notável acervo de material pré-histórico, em uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia.

E presente o fósseis de animais da região que estão organizados cronologicamente, representando à evolução biológica através das ‘‘ Eras Geológicas ’’ estão expostos de animais já extintos, preguiça gingante, dinossauros, animais marinhos do período.

A exposição arqueológica conta a nossa história através de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais. Fazem parte da exposição instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Encontram-se expostos também louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.




“A visita ao museu foi realizada no dia 1 de outubro, a visita permitiu que voltássemos ao tempo e conhecêssemos nossa própria história. A exposição de Arqueologia permite explicar a formação do homem a longo da evolução.’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!